sexta-feira, 26 de novembro de 2010

História das Cantigas de Rodas


Cantigas de Roda  são uns tipos de canção populares, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. A prática é comum em todo o Brasil e faz parte do folclore brasileiro. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu universo imaginário e geralmente com coreografias.
Elas também podem ser chamadas de cirandas, e têm caráter folclórico. Esta prática, hoje em dia não tão presente na realidade infantil como antigamente devido às tecnologias existentes, é geralmente usada para entrentretenimento  de crianças de todas as idades em locais como colégios,, creches, parques, etc.
Há algumas características que elas têm em comum, como por exemplo, a letra. Além de ser uma letra simples de memorizar, é recheado de rimas, repetição e trocadilho, o que faz da música uma brincadeira. Muitas vezes fala da vida dos animais, usando episódios fictícios, que comparam a realidade humana com a realidade daquela espécie, fazendo com que a atenção da criança fique presa à história contada pela música, o que estimula sua imaginação e memória. São os casos das músicas “A barata diz que tem”, Peixes vivos” e “Sapo Jururu”.

Pratica Pedagogica

Atividades sobre o Projeto

Histórico da Instituição


Nome da Instituição: E.M.Profª Coraly de Souza Freire
Endereço: Rua Rodrigues Alves, 125 – Vila São João 
Cidade: Salto Grande -  S.P

O nome Coraly foi dado ao estabelecimento de ensino em homenagem póstuma a uma professora muito dedicada e uma das primeiras desta casa de ensino. Seu nome Coraly de Souza freire.
Coraly nasceu em Salto Gande, em 03 de junho de 1927, filha mais velha de Calimério de Souza Freire e Emília Pereira Freire. Fez seus primeiros estudos em sua cidade natal. Seu sonho era continuar estudando e tornar-se professora. Com sacrifício conseguiu realizar este objetivo em 14/12/1957e recebeu o diploma de Magistério.
Exerceu a partir daí com brilhantismo e dedicação, todas as funções e cargos inerentes a sua profissão.
No final do ano de 1965 e no decorrer de 1966 assumiu um caráter de substituição o cargo de Diretor de Escola do 2º Grupo Escolar de Salto Grande, tendo sido vítima de um lamentável acidente automobilístico em 12/10/1966. Sua falta aqui foi lamentável. Ela continuou apesar de tudo com lembranças de seus atos, sua dedicação, amor e compreensão.
Hoje e sempre brilhará a luz que emana sua passagem por aqui e pela felicidade que temos de nossa Escola levar seu nome.
A partir de 1967 a escola foi desativada e voltando a funcionar a partir de 1983 com o nome de E.E.P.G.Profª Coraly de Souza Freire.


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CIBERATIVISMO

CIBERATIVISMO:Ciberativismo é uma forma de ativismo realizado através de meios eletrônicos, como a informática e a internet. Na visão dos que o praticam, o ciberativismo é uma alternativa aos meios de comunicação de massa tradicionais, permitindo-lhes "driblar" o monopólio da opinião publica por estes meios, ter mais liberdade e causar mais impacto, ou é apenas uma forma de expressar suas opiniões.